Gestão de Frota

6 coisas ocultas que fazem sua transportadora perder dinheiro

Você está por dentro de todos os gastos da sua empresa? Alguns são óbvios e podem ser sanados rapidamente. Já outros são ocultos e te prejudicam financeiramente sem deixar rastros óbvios.

Então confira 6 coisas que estão te custando dinheiro na sua transportadora!

#1 Não usar tecnologia

Estamos no século 21 - os computadores existem há décadas e quem não atualiza seus negócios arrisca perder para os concorrentes. Inteligência artificial, roteirização, rastreamento, bancos de dados e até gerenciamento de estoque - tudo isso ajuda sua transportadora ser eficiente.

Não dá mais para usar planilha! Enquanto você está anotando, o software do concorrente já calculou tudo que precisa para fazer o frete!

#2 Frete retorno ruim

O frete na ida pode ser perfeito: ótimo orçamento, rota tranquila, frete entregue no prazo. Mas tudo isso não vale de nada se no retorno o frete não compensa!

E tem pesadelo pior do que não ter frete e voltar com o caminhão vazio?

#3 Não ter um banco de dados inteligente

Para vencer no mercado de transportes você precisa de uma coisa: estratégia. E como você cria uma estratégia? Veja o que Sun Tzu, o chinês por trás da “Arte da Guerra” fala:

Não é preciso ter olhos abertos para ver o sol, nem é preciso ter ouvidos afiados para ouvir o trovão. Para ser vitorioso você precisa ver o que não está visível.

Lembre do “ver o que não está visível”. Para vencer os concorrentes e detectar suas falhas ocultas antes que seja tarde, você precisa ter um banco de dados apurado - gráficos tornam visível o que antes não era óbvio!

#4 Cuidar mal dos pneus

Olha, os pneuzinhos são o que fazem o caminhão rodar. Vale a pena prestar atenção na borracha, a qualidade do material e até fazer uma reforma na hora certa.

#5 Falta de qualificações dos colaboradores

Uma empresa é seus funcionários. Se eles estão deixando a desejar, a sua transportadora também deixa de cumprir os sonhados resultados. Aqui estamos falando de treinamento e qualificação. Às vezes, os seus problemas com atrasos ou mau manuseio de equipamentos precisam de apenas uma solução: qualificar sua equipe!

Então faça uma boa gestão de pessoas e descubra quem tem mais dificuldades com o trabalho. Mudou o modelo de caminhão? Não custa fazer um treino para garantir que todos sabem com o que estão lidando.

#6 Não controlar o combustível

Você sabe exatamente quanta gasolina seus veículos usam por quilômetro? Caso a resposta seja “não”, fique preocupado - você está perdendo dinheiro.

A falta de gestão inteligente do combustível significa que você abre brecha para grandes gastos. Nesse caso, você pode adquirir um software que calcule a quantidade certa para o melhor consumo por KM possível.

ESCRITO POR