Notícias sobre logística

Maio Amarelo 2019 aposta no "ouvir" em campanha de segurança de trânsito

Em 2019 o Maio Amarelo chegou a sua sexta edição com o tema "No trânsito, o sentido é a vida". O objetivo é incentivar os motoristas a prestarem atenção nos "sentidos" humanos, que são a visão, o olfato, o paladar, a audição e o tato.

O tema foi escolhido pelo Conselho Nacional de Trânsito (Conatran), que convida os motoristas a prestar atenção nos detalhes enquanto dirige: uma seta indica para onde um carro vai, assim como um ciclista com a mão esticada aponta para onde quer virar.

Dos 5 sentidos, a campanha foca na audição no sentido de "escutar" os conselhos das crianças. Confira no vídeo abaixo:

Quando surgiu o Maio Amarelo?

O movimento surgiu em 11 de maio de 2011 quando a Organização das Nações Unidas (ONU) decretou a "Década de Ações para a Segurança no Trânsito" do período de 2011 a 2020.

A motivação pela campanha foi um estudo da Organização Mundial da Saúde (OMS) que só em 2009 identificou 1,3 milhão de mortes devido à acidentes de trânsito em 178 países. Desses acidentes, cerca de 50 milhões sobreviveram, mas com sequelas.

Qual o objetivo do Maio Amarelo?

Os acidentes de trânsito são a 9ª maior causa de mortes no mundo. Estima-se que 3 mil vidas são perdias por dia nesses embates nas estradas ou ruas.

Pensando nisso, o objetivo do Maio Amarelo é a partir da campanhas de conscientização feitas por países, empresas e prefeituras evitar no mínimo 5 milhões de mortes até 2020.

A cor amarelo é escolhida devido ao fato de que representa a "atenção" e também é uma cor usada ao redor do globo em sinalizações de trânsito, como placas e semáforos.

Quem apoia o Maio Amarelo

27 países, 1425 empresas e 423 cidades ao redor do mundo aderem a campanha.Confira uma lista das cidades participantes abaixo:

ESCRITO POR