Gestão de Entrega

Melhore seu nível de serviço logístico em 3 passos simples

Neste artigo falaremos de com você pode melhorar o nível de serviço logístico da sua empresa. Apontaremos alguns indicadores que mais afetam na rotina de quem trabalha na logística. Mas não se preocupe, traremos dicas de como você pode melhoar o nível de serviço seja você um embarcador, distribuidor ou transportadora de carga.

Nível de serviço logístico, o que causa isso e como melhorar

Hoje, a logística é quase um componente do marketing: quem entrega mais, melhor e mais rápido está liderando e isso serve de argumento para a publicidade. Assim, o nível de serviço logístico se torna um indicador importante na hora de avaliar o quanto uma empresa se preocupa em atender seus clientes na hora das entregas.

O que caracteriza um nível de serviço logístico ruim pode ser relativo, assim como os motivos que levam a isso. No entanto, podemos elencar três motivos principais: prazo estourado e multas decorrentes disso, muitas cargas em atraso e clientes insatisfeitos por falta de comunicação.

Para cada um deles, existem medidas simples que podem ser tomadas para evitá-lo. Vamos abordar todas elas a seguir para que o seu nível de serviço melhore.

Nível de serviço logístico médio ou ruim

O nível de serviço é definido por meio de Acordos de Níveis de Serviço (ANS), chamados também de Service Level Agreement (SLA). Por meio deste acordo, define-se tudo o que é importante para as empresas envolvidas, tanto para as que prestam serviço tanto para as que os contrata. Assim, cada operação terá indicadores diferentes, o que irá configurar níveis de serviço únicos.

No entanto, é possível elencar alguns dos mais comuns, como o tempo médio de entrega, margem de tempo aceitável para entrega, rastreabilidade e status do pedido, visibilidade e transparência na operação, solução de ocorrências, entre outros.

Assim, tudo o que fugir do que foi acordado ou estiver sendo desrespeitado, descumprido ou cumprido em partes, dá margem para que o nível de serviço seja julgado como médio ou ruim. Isso não quer dizer que o nível de serviço logístico seja realmente ruim ou que não exista respeito pelo contrato. Muitas vezes, o que faltam às empresas são recursos para poder fazer a gestão de cargas de forma rápida e simples, de forma que possam repassar informações e tornar claro o cumprimento do ANS.

3 possíveis causas para esse indicador logístico estar ruim

Elencamos alguns dos problemas mais corriqueiros que acontecem no setor de transporte de cargas e que podem estar ocorrendo na sua operação também.

Prazo estourado e multas

Atrasos nas entregas ou coletas é algo muito sério no mundo da logística, não só pelo descumprimento dos prazos, mas, principalmente por atrapalhar todos os processos da empresa. Uma entrega atrasada gera atraso na produção, na reposição de estoque, na comercialização e, por consequência, no faturamento. É uma cadeia improdutiva que gera uma mudança em toda a programação do embarcador.

Assim, o preço que se paga por prazos estourados é igualmente proporcional aos estragos. São multas altíssimas que podem comprometer seriamente o orçamento.

Tudo isso, porque os horários de entrega ou coleta não foram cumpridos. Talvez por falta de visibilidade ou de comunicação com o transportador, talvez por falta de uma visão geral da operação, talvez por falta de coordenar a agenda ou a rota de entrega.

As multas também podem ser causadas por demora na hora de dar baixa. Se a informação demorou para chegar, mesmo que a entrega tenha sido feita a tempo, ainda assim, a empresa é pode ser multada.

Muitas cargas em atraso

Se a maioria das suas cargas está sofrendo atraso na entrega ou na coleta, tem algo errado aí. Você sabe como estão sendo feitos os agendamentos de filas? Existe acompanhamento das rotas e dos cronogramas? As ocorrências no meio do caminho são comunicadas a tempo de serem resolvidas?

Se você tem pouco controle sobre a sua operação, de uma forma geral, e é dependente do repasse de informações de transportadores, isso já pode ser a raiz do seu problema. 

Falta de visibilidade e transparência da sua operação causam ruídos e mascaram pontos críticos que pedem atenção.

Clientes insatisfeitos

O cumprimento do acordo do nível de serviço logístico é a chave do sucesso para fidelizar seus clientes.

Assim, se esse indicador está deficiente, sua carteira de clientes pode estar em jogo.

Deixar um cliente insatisfeito é muito fácil: prometa o que não pode cumprir e, de fato, não cumpra.

Se no seu ANS existe uma cláusula sobre o repasse de informações dos principais status e prazos da operação e isso é desrespeitado, seu cliente fica às cegas, com a sensação de que o acordo não está sendo cumprido.

Tudo isso gera insatisfação e insegurança, fazendo, muitas vezes, o cliente cancelar o contrato, pois acha que está sendo enganado. 


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3 passos simples para melhorar esse indicador

Melhorar seu nível de serviço pode ser bastante simples. Em 3 passos, sua operação pode se transformar completamente e seus clientes ficarão bastante satisfeitos. Veja a seguir!

Agendamento e roteiro otimizados

Conte com a tecnologia para fazer a gestão de entregas ou coletas por meio de ferramentas online de agendamento. Uma plataforma pode ajudar você a organizar de forma simples todos os carregamentos e coordená-los em uma só tela, de acordo com seu destino e seu cronograma. 

Também, é possível montar rotas de acordo com os horários de funcionamento de todos as paradas, para que não ocorra o risco de perder um prazo ou entregar na hora errada, causando multas.

Com uma visão geral da sua operação e com roteiros de entrega otimizados para oferecer um melhor nível de serviço e cumprir seus contrato.

Ainda, a tecnologia permite o repasse em tempo real de informações sobre a sua operação, de forma que nunca mais você será multado por ter demorado para avisar que alguma entrega já foi concluída.

Acompanhamento do roteiro em tempo real

Se você não sabe o porquê suas cargas estão sofrendo atrasos na entrega ou na coleta, a automação está a seu favor para ajudar nessa questão.

Com uma visão ampla da sua operação, você pode automatizar o controle de agendamentos de filas, fazer o acompanhamento do cumprimento do trajeto dentro do cronograma em tempo real, em uma só tela, com previsão de chegada em cada ponto de coleta ou entrega. Automaticamente, possíveis ocorrências e imprevistos no meio do caminho serão comunicados no momento em que acontecem, dando tempo a você para resolvê-los.

Nunca mais dependa do repasse de informações. Faça você mesmo o tracking em tempo real de onde está sua carga, tenha total visibilidade e transparência da sua operação, que irão permitir identificar gargalos e atuar sobre eles.

Visibilidade para superar expectativas

A ajuda da tecnologia é muito bem-vinda na hora de superar as expectativas dos seus clientes, pois ela minimiza erros humanos e agiliza processos, evitando o retrabalho.

Com sua ajuda, você pode agir de forma antecipada, resolver o problema, avisar seu cliente e atendê-lo da melhor forma possível, cumprindo o acordo firmado entre vocês.

Entregue a ele o status real das cargas, seu posicionamento, a previsão de chegada e se houve alguma ocorrência no caminho. O compliance é fundamental no processo de fidelização de clientes, por isso, use isso a seu favor.


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Deixe todo o trabalho pesado para a tecnologia: automatize

Alguns indicadores, quando vistos em tempo real, ou seja, no momento em que a sua operação está acontecendo, permitem a tomada rápida de decisões. E, se esses estiverem disponíveis para todas as partes envolvidas, é possível evitar dúvidas ou desacordos entre você e as outras as empresas com quem faz negócio, já que tudo está às claras.

Assim, com uma gestão de cargas rápida e simples, o repasse de informações tornar evidente o cumprimento do ANS.

A revolução 4.0 na sua gestão de cargas

O Fretefy é expert em gerenciar cargas e quantificar toda a operação logística de transporte rodoviário. Em um só painel que é atualizado automaticamente, é possível consultar o tempo médio de entrega, quantidade de cargas entregues no prazo, quantidades de cargas entregues fora do prazo, rastreabilidade e status do pedido, visibilidade e transparência na operação, notificação e solução de ocorrências.

O sistema de gestão de cargas do Fretefy dá toda a visibilidade e rastreabilidade que você precisa da sua operação para entregar a transparência acordada no ANS de forma automática, compartilhada e online.

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